Pedra, Pedrinha...

A repetição deixa a sua marca até nas pedras

A minha foto
Nome:
Localização: Barcelona, Spain

terça-feira, setembro 05, 2006

País Cátaro: uma escapadinha desde Barcelona II

Montsegur.

Em 1233, o papa Gregorio IX implantou a Inquisiçao para erradicar por completo a heresia cátara. En 1244, uma revolta alentada pelo conde Ramón VII agitou a regiao uma vez mais, mas o exército real pôs-lhe fim com o assédio do castelo de Montsegur, onde se havia reagrupado a igreja cátara clandestina. Os 10 meses de assédio concluiram com 215 herejes na fogueira. Dizem que antes do fatidico acontecimento alguem conseguiu fazer sair do castelo um tesouro... livros?! jóias?!

De aí dirigimo-nos Rennes-le-Chateau para tentarmos vislumbrar alguns dos indicios do mistério que envolve esta vila.

(a entrada da igreja, Maria Madalena e a inscriçao "terribilis est locus iste", relacionada com uma passagem bíblica)

Nao vou estender-me sobre este tema: sabemos que os templários (que também andaram por esta zona) tinham um tesouro, os cátaros também. Pois, Rennes-le-Chateau, esta pacatada vila, também tinha um. A isto junta-se o Santo Grial e temos todos os ingredientes para uma bela história de mistério.



(em cima: pilao de agua benta carregado pelo demónio Asmodeo, guardiao dos segredos, em cima 4 anjos; em baixo: imagem de Maria Madalena no altar principal da Igreja)

Tudo começou quando o Padre Saunière foi destacado para esta vila cuja igreja estava em ruínas. Ao encontrar uns supostos documentos iniciou uma reforma à igreja com elementos algo perturbadores, construiu uma mansao para ele, a Villa Bethania, e, esta pequena e recôndida vila, passou a ser visitada por notáveis visitantes de todo o país. Onde foi buscar tanto dinheiro? Que descubriu? Pois nao sabemos e sao bastantes os historiadores que "sobrevoam" a vila, alguns de picaretas na mao. Fala-se do Santo Grial => Sangre Real, toda uma descendencia de Jesus fruto da sua uniao com Maria Madalena; fala-se do quadro de Poussin "Os Pastores de Arcádia", que tem relaçao com uma tumba encontrada em Arques, perto de Rennes; e fala-se duma estela funerária da Marquesa de Hautpoul de Blanchefort. Certezas?!? Nenhumas, acho.

Ps.- Dah-nawm, eu sei que tinha prometido fazermos esta viagem... nao te preocupes. Já repetiremos o percurso e com certeza encontremos muitos mais pormenores juntas. :)

(foto da Torre Magdala, um dos elementos da magnifica casa que construiu Saunière ao lado da igreja)

Etiquetas:

1 AgoraQueOdiZes...

Blogger L.R.S. said...

Sim, vou ficar à espera, até porque essas fotos deixam um certo formigueiro nos dedos :P, lol.
Bjs

09 setembro, 2006 22:41  

Enviar um comentário

<< Home