Pedra, Pedrinha...

A repetição deixa a sua marca até nas pedras

A minha foto
Nome:
Localização: Barcelona, Spain

terça-feira, agosto 29, 2006

Fetiche?!?

No mês de Julho Barcelona conheceu uma vaga de calor como nunca havia experimentado. Nem Barcelona nem os meus gatos... Este foi o sitio mais fresco que Aura conseguiu encontrar.


Depois desde cena apanhei-a na fruteira... tinha-a libertado do domínio das frutas e tomou-a...

Mais que calor é puro fetiche. É sabido que para os gatos qualquer superficie é melhor que o chao. Mas isto?!?

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 28, 2006

Boudicca


Acabei de ler este livro de Alan Gold sobre Boudicca, uma rainha icena que desafiou o império romano quando este se tentava estabelecer na Gra-Bretanha.

Digamos que, aparte de ser uma especie do luso Viriato, era uma mulher, uma mulher guerreira. É uma personagem que a mim sempre me fascinou.

Quantas de nós nao nos imaginavamos guiando um carro de batalha, cabelos ao vento e pintadas de azul?!?

(tirei esta foto em Londres, perto do Big Ben, onde homenageam esta rainha-guerreira)

Poderao ter mais informaçao sobre Boudicca e suas batalhas nos Anais de Tácito que vos deixo neste link. Aparte disso, tem um capitulo sobre a tomada da ilha de Mona, onde os druidas se refugiaram e foram completamente massacrados pelas forças romanas.

Etiquetas:

sábado, agosto 26, 2006

País Vasco: Mitos e Lendas II

(pormenor duma "cueva" no Parque Natural de Gorbeia... se nao me falha a memória...)

MARI é a personificaçao da Terra e é a Rainha de todos os génios, dama elegante, senhora das profundezas, da terra e dos meteoritos. Penteia-se com um pente de ouro e ninguem pode aproximar-se. É severa, condena e castiga a mentira, o roubo, o orgulho e a falta de respeito. Tem dois filhos junto com seu marido MAJU, ATARRABI e MIKELATS. O primeiro é o génio do bem, o segundo normalmente se associa ao mal.

A morada de MARI sao as "cuevas" principalmente as situadas nas cavernas de altas montanhas como Anboto, Aketegi (em Aizkorri) ou Txindoki (em Aralar). De aí, sai MARI à superficie da terra. Cada sete anos se muda de casa e fá-lo envolta em luz, pelos ares.
A ela se devem tudo o que a mae-terra "ama-lur" proporciona, assim como todos os manaciais de água.

Ao serviço de MARI, encontra-se SORGIN, ou bruxa. Estas adoptam formas de animais mas com a particularidade de que sempre lhes falta um membro: o braço, a cabeça... A forma mais frequente em que se transformam é o gato.

O AKERBELTZ, o bode negro, vive nas zonas subterraneas e é o chefe de muitos génios. Aparte de provocar tempestades, tem faculdades curativas e influencia beneficamente os animais colocados baixo sua protecçao.

A bruxaria vasca deu especial importancia a esta velha representaçao do AKERBELTZ, e, segundo dizem, é adorado nos "akelarres" por bruxos e bruxas nas noites de sexta-feira... Esta foto foi tirada no mesmo parque que a foto anterior.

GAUEKO é o senhor da noite, é a noite personificada que nao permite que os homens trabalhem depois do "Ángelus".


ps - Neste momento nao me permite baixar as fotos; mais tarde actualizarei este tópico com as imagens... tecnologia... vai-se lá saber o que lhe passa agora...

ps2 - Aqui estao as fotos. (Poderao ver mais fotos da viagem a Euskadi no meu espaço do hi5 aqui)

Etiquetas:

terça-feira, agosto 22, 2006

País Vasco: Mitos e Lendas I


Lembrei-me desse amigo que vive no Pais Vasco e veio-me à memória a minha viagem por essas terras. Euskadi é uma zona lindíssima e que, sem dúvida, vale a pena conhecer. Conhecer as suas paisagens, conhecer as suas gentes, conhecer os seus costumes ainda tao arraigados ao passado, conhecer os seus mitos...


Esta imagem é dum EGUZKILORE (imagem da kuturweb - a que eu tinha tirado ficou tremida e acabei por apagá-la). Esta "flor de sol" é a flor seca do cardo e colocado nas portas defende as casas dos maus espiritos, das doenças e das tempestades.



Os bosques de faias abundam no País Vasco (já sei, já sei, a foto está péssima - tive bastantes problemas com a câmara nestas férias - a protecçao da objectiva nao queria abrir, ok?) .


Bom, voltando aos bosques... Aqui vive BASAJAUN, o Senhor do Bosque, génio benfeitor com forma humana e possuidor de uma força e agilidade prodigiosas. É o protector dos rebanhos e a ele se atribui a introduçao da agricultura nos campos vascos e de instrumentos como a serra ou técnicas de soldadura.


Falando de bosques, nao poderia deixar de mencionar este, um projecto incluido no chamado "land art".

Esta foto foi tirada no Bosque Encantado de Oma, um enorme bosque de pinheiros pintados por Agustín Ibarrola.

É uma obra muito controversa uma vez que é considerada por muitos uma agressao ao meio natural. A verdade é que tens a sensaçao ao entrar neste bosque que este está animado, se move e te fala.

O autor utiliza como suporte os troncos das árvores para projectar uma visao muito pessoal do cosmos, repleta de olhos, gentes, linhas e arco-iris, criando perspectivas e movimento. Símbolos que te enredam em cumplicidades com o entorno.

Quanto a mim, e sem querer entrar em polémicas, transmite com particular sensibilidade uma re-ligaçao entre o homem, no que mais tem de primitivo em sua essencia, e a natureza. Uma apologia ao respeito para com o meio natural e à comunhao de vivencias entre o ser humano e a natureza, apologia ao restabelecimento de um vínculo que tende a perder-se.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 21, 2006

Palestina

No outro dia fui a uma "charla" informal dum amigo que passou uns dias na Palestina e visitou Gaza. A viagem foi organizada pelo Komite Internazionalistak do Pais Vasco e levou a este grupo da Euskalherria, ao qual ele pertence, num percurso pelas zonas mais carenciadas da Cisjordania. O objectivo é denunciar. Denunciar um genocídio.

Nao vou entrar em discussoes de quem invadiu a quem, quem aterrorizou a quem, quem matou a quem, nesta guerra cuja historia começou faz cerca de 60 anos. Seria como descubrir por fim quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. Trata-se de analizar a situaçao actual e, hoje, a situaçao na Cisjordania é preocupante.

Poderao ler a crónica da Brigada de Ki que data de dia 8 de Agosto aqui.

E deixo-vos também um trecho dum mail que esse amigo enviou enquanto estava na Palestina...

Luego a la tarde hemos ido a los hospitales a visitar a los heridos. Creo que este va a ser uno de los recuerdos mas horribles de los que pueda acumular en mi vida pero tambien uno de los mas bonitos sin duda. Al entrar al hospital me sentia fuera de lugar, en un lugar que no te toca, un intruso. Pero cuando hemos hablado con los heridos conscientes y he vistos la alegria que les inundava al ver que un grupo de estupidos guiris estaban alli para verles a ellos se te llena el corazon de alegria, los ojos de lagrimas y el alma de rabia y de odio. Especialmente los jovenes son los mas agradecidos, algunos hasta se intentaban levantar a saludarte y te hacian preguntas de tu pais, de tus luchas y de futbol como no. Se te encoge todo cuando piensas que esos son sus momentos de gloria en su corta vida. Es entonces cuando te das cuenta de lo diferentes que somos y de las grandes cosas de esta cultura extranya. Hemos tenido oportunidad de visitar las casas de muchas familias de martires en los campos de refugiados y lo que para nosotros es una situacion dramatica para la que nuestra sociedad no nos prepara, para ellos es algo inseparable de sus vidas y de su cotidaniedad. Te explican con todo lujo de detalles como asesinaron a sus hijos, maridos y hermanos o como y porque tomaron la decision de inmolarse.

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 16, 2006

O início...


Sempre me mostrei relutante em ter um blog. Nao só porque sou uma destruidora compulsiva de tudo o que escrevo como me parece irritantemente desconfortavel partilhar pensamentos com quem nao vejo. Já sei, já sei... sou uma reaccionária tecnológica... nao percepciono a dimensao e as possibilidades que me sao apresentadas pela internet.. blá blá blá... eh eh

Por isso, numa aborrecida tarde decidi criar um blog. Depois de me debater valentemente com o computador, no meio de numeros, códigos e termos informaticos que nao conheço,... voilá! Saiu um blog. A motivaçao para estreá-lo surgiu num sonho que tive nessa noite... Desconheço a música que se cantava no meu sonho... nao sei se é uma cançao, uma lenga lenga, um poema... mas dará nome ao meu blog.

Hoje estou de mudanças, eu e o meu blog, para esta página. Uma segunda inauguraçao, eh eh.

Etiquetas: