Pedra, Pedrinha...

A repetição deixa a sua marca até nas pedras

A minha foto
Nome:
Localização: Barcelona, Spain

quinta-feira, setembro 14, 2006

Hoje, de repente, fiquei preocupada

Creio que estou a perder a minha humanidade.

Trabalho no mesmo sitio faz quase 2 anos. Passo o dia com phones nos ouvidos, sorrindo virtualmente a gente, improvisando para incobrir incompetencias alheias. Um trabalho como qualquer um... existindo talvez a excepçao dos phones. Trabalho com cartoes de créditos (que foi por si só foi um sapo dificil de engolir, se me permitem a expressao) e pensei ingenuamente que poderia ajudar todas aquelas pessoas a nao entrarem no terrivel remoinho que é um crédito, explicando como devem gerir da melhor forma a sua conta. Que ingénua...

Fui-me apercebendo com o tempo que as pessoas nao querem ser "salvas" e que, além disso, têm a tendência de quanto mais ignorantes mais arrogantes. E a paciência vai-se esgotanto, até para aqueles que sao simpáticos e humildes, até esses...

"Indique-me por favor o número do seu cartao", peço. "Todo?!", perguntam. "Nao só metade, consultarei a minha bola de cristal para saber o resto", penso.

"Indique-me a sua data de nascimento". "1968"."Desde quanto a data de nascimento é apenas o ano?!? Indique-me a cor dos seus olhos que com isso e o ano será fácil identificá-lo no registo do hospital onde nasceu"

"Recebi aqui uma carta que me diz que tenho de pagar". "Usou o cartao?", pergunto. "Sim, mas a mim disseram-me que nao tinha que pagar nada", responde. "Efectivamente este seu cartao é grátis, nao tem anuidade nem nenhum tipo de encargos, mas se usa o dinheiro do cartao depois tem de o devolver", aclaro. "Desculpe lá (tom mais forte) mas a mim disseram-me que eu nao tinha que pagar n-a-d-a". "Minha senhora, encargos nao tem nenhuns, mas se usa o cartao depois tem de devolver o dinheiro que usou". (...10 minutos depois...) "A senhora nao me está a ouvir (gritando) eu n-a-o v-o-u pagar n-a-d-a porque disseram que eu nao tinha de pagar quando fiz o cartao". "Como já lhe expliquei, é um cartao que nao tem custos, mas se usa o cartao depois tem de o devolver, pagá-lo de volta. A ver se a senhora entende, este banco nao lhe ofereceu, só porque sim, um cartao com 1500€ para que a senhora gaste. O banco n-a-o l-h-e o-f-e-r-e-c-e-u este dinheiro. É um dinheiro que está a crédito, a senhora usa e depois d-e-v-o-l-v-e no mês seguinte, todo ou em parcelas." Acabou por cancelar o cartao. Nem sabe o bem que fez...

"Olhe, quero actualizar o meu cartao porque acho que ele está inibido", pedem e eu penso: "Ora aqui temos mais um cartao envergonhado, um pouco de terapia e já o poderemos a-c-t-i-v-a-r".

Antes, tinha muita paciência, depois invadiu-me uma onda de intolerancia, agora rio-me... rio-me muito. E isso nao é nada bom. Sinto que estou a perder a minha humanidade. Mas como para cada mal há um remédio... tenho que mudar de trabalho.

Etiquetas:

0 AgoraQueOdiZes...

Enviar um comentário

<< Home