Pedra, Pedrinha...

A repetição deixa a sua marca até nas pedras

A minha foto
Nome:
Localização: Barcelona, Spain

sábado, fevereiro 24, 2007

Per bruixa i metzinera. La cacera de bruixes a Catalunya

Esta é uma exposiçao que está neste momento patente no Museu d'Història de Catalunya.

Mais que uma exposiçao sobre a bruxaria medieval enfocada no ambito social, histórico, cultural ou mágico, esta desenha apenas em traços largos o percurso da bruxaria como algo natural na sociedade até centrar-se finalmente na "caça às bruxas" e nos motivos pouco claros que fizeram deste episodio um caso de histeria mundial. É uma exposiçao que basea-se no "diz que disse" das actas da Inquisiçao ou Tribunais Civis pelo que algumas alegaçoes (ou praticamente todas, uma vez que também muitas delas foram reveladas baixo tortura) sobre as bruxas e seu comportamento têm pouco fundamento. Mas isso é deixado claro desde o inicio.

Ainda assim é uma exposiçao bastante interessante e traz à luz muita documentaçao sobre processos inquisitoriais na Catalunya y bastante iconografia, mas que aporta pouco para gente a quem o tema interessa... digamos que... mais profundamente ;)

Esta exposiçao está neste momento a ser protagonista duma pequena discussao no meio pagao espanhol, pelo facto de estar a ser levada à letra. Nao, os historiados que levaram a cabo a investigaçao nao acreditam que as bruxas voavam em vassouras, que faziam pactos com o diabo, nem tampouco acreditam que estas eram causadoras de tormentas ou de más colheitas. Decidiram apenas enfocar a exposiçao neste "diz que disse" (o que de resto lhes assegura uma posiçao bem mais confortavel... possivelmente se fizessem um aprofundamento mais dirigido à bruxaria medieva em si mesma, aí sim poderiam causar polémica... ou nao... sabemos lá!).

Bom, de qualquer maneira... se aconselha. Nestas coisas se aconselha sempre a aproveitar pois ocasioes para dar uma olhadela a uma exposiçao sobre o tema nao sao abundantes. A informaçao sobre a exposiçao está no site do museu que coloquei em cima.

Etiquetas:

0 AgoraQueOdiZes...

Enviar um comentário

<< Home